GPES

GPES_identificação

Histórico

Criado em 2004, o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software (GPES) está integrado aos cursos de informática da Faculdade FUCAPI. O seu lançamento foi em nível nacional, pois foi submetido como um projeto ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade em Software no ciclo de 2005. O GPES é registrado como Grupo de Pesquisa no CNPq e autorizado pela FUCAPI.
Ao longo desses anos o GPES apoio os TCCs de alunos que possuíam alguma relação com as linhas de pesquisas do grupo. Em 2011 fomos contemplados no financiamento de um projeto no Edital de Capacitação em Software do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Missão

Incentivar o desenvolvimento de pesquisas na área de Engenharia de Software com foco na inovação, utilizando o conhecimento técnico, para aproximar as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento às necessidades globais.

Objetivos:

• Estudar Engenharia de Software e seus principais fundamentos;
• Estudar e incentivar o estudo do modelo de qualidade Melhoria de Processo de Software Brasileiro – MPS.BR.
• Motivar a participação de organizações do Pólo de Software do Amazonas – AmazonSoft em parceria com o grupo de pesquisa em transferências tecnológicas;
• Consolidar parcerias acadêmicas nas pesquisas de Engenharia de software