Sala de Imprensa

Gerador alternativo fornece energia para locais de difícil acesso

Publicado em: 10/11/2017

 

Equipe que realizou o trabalho (Foto: Ingrid Sanzi)

Equipe que realizou o trabalho (Foto: Ingrid Sanzi)

Um projeto de aplicação da energia mecânica e elétrica em regiões de difícil acesso foi desenvolvido por alunos do curso de Eletrotécnica da Escola Fucapi e apresentado como um dos destaques da 14ª Feira Tecnológica que acontece até às 21h desta sexta-feira (10/11), no campus educacional da instituição.

Sob a orientação do professor Salomão Zulaia, a ideia surgiu para ajudar um colega de aula que não tem acesso à energia elétrica, já que ele mora no interior do estado onde ainda não chegou este recurso. O projeto também está voltado para os moradores rurais onde a rede de distribuição de energia elétrica nem sempre é viável economicamente, sendo pouco interesse para concessionarias de energia.

Segundo o aluno, Hugo Amaral, com a falta de distribuição de energia desigual na sociedade, o projeto tem como finalidade alcançar locais isolados para amenizar o sofrimento das pessoas que vivem nestes ambientes, onde o progresso é uma esperança.

O projeto teve o custo total de R$ 4,73 mil, que em funcionamento abastece uma televisão, ar-condicionado de 7000 BTUs, geladeira, aparelho celular e  micro system no geral aparelhos básicos de uma residência.

O projeto foi desenvolvido durante um mês pelos 37 alunos da turma, onde o Gerador Alternativo tem durabilidade de 4 a 6 anos, sendo apenas vistoriado rotineiramente quanto a seu funcionamento, visto que é um aparelho de poluição zero e econômico.

Programação

A programação da 14ª edição da Feira Tecnológica conta com projetos voltados para a sustentabilidade, matemática, tecnologia, segurança entre outros. O evento tem entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação, educação, matemática e tecnologia.

Serviço

O que é? 14ª Feira Tecnológica Fucapi
Onde? Campus educacional da Fucapi – Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial.
Quando? 09 e 10 de novembro de 2017
Horário? Das 09 às 21h

 

 Ingrid Sanzi – estagiária de Jornalismo
Cristiane Barbosa – Agência Fucapi