Sala de Imprensa

Exterminador automático de larvas combate dengue e zika de forma sustentável

Publicado em: 10/11/2017

Dispositivo eletrônico para eliminar larvas do mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya (Foto: Ingrid Sanzi)

Dispositivo eletrônico para eliminar larvas do mosquito transmissor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya (Foto: Ingrid Sanzi)

Um dispositivo eletrônico para eliminar larvas do mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya foi desenvolvido por alunos do curso técnico de Automação da Escola Fucapi para ser usado em ambientes com água parada. O projeto é um dos destaques apresentados durante a 14ª edição da Feira Tecnológica Fucapi, que encerra nesta sexta-feira, às 21h, no campus educacional da instituição, com entrada aberta ao público.

A inovação se refere a um painel solar que adaptado a uma bateria recarregável recebe raios ultravioletas, onde a programação e botão inicial do aparelho é feito via wifi.  A ideia é eliminar a reprodução de larvas de mosquito do Aedes aegypti, eliminando com um dispositivo de monitoramento remoto que agita a água parada acumulada em piscinas, poços e etc. A proliferação que é feita por volta das 18h nos ambientes propícios tornam-se protegidos com este projeto, assim o penúltimo estágio do mosquito a pupa é eliminado.

O projeto, que foi realizado sob a supervisão do professor André Cunha, teve o custo de R$ 200, onde as peças principais são: placa fotovoltaica e bateria módulo wi-fi. De acordo com um dos alunos do projeto, Kevin Gomes, o projeto fica mais viável por conta do custo benefício quando comparado a métodos já utilizados para matar larvas, sendo que o gasto com tais produtos estaria elevado em áreas grandes e abertas, e com o “exterminador” ficaria em funcionamento por até dois anos sem precisar de manutenção. “O protótipo ficaria ideal para ser usado em conjuntos habitacionais, com uma equipe de monitoramento pública de áreas com maior incidência de casos como:  malária, dengue, entre outros”, disse.

 

Trabalho foi exposto durante a Feira Tecnológica (Foto: Ingrid Sanzi)

Trabalho foi exposto durante a Feira Tecnológica (Foto: Ingrid Sanzi)

Programação

A programação da 14ª edição da Feira Tecnológica conta com projetos voltados para a sustentabilidade, matemática, tecnologia, segurança entre outros. Os projetos foram preparados em um período médio de três meses com a supervisão dos professores nas áreas. Ao todo, são 1.200 alunos envolvidos e distribuídos nas áreas técnicas de Automação, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Refrigeração, Contabilidade e Qualidade.

Sobre a Feira

A Feira Tecnológica da Fucapi é um evento com entrada gratuita, aberto para todos os públicos interessados em inovação, educação, matemática e tecnologia.

Serviço

O que é? 14ª Feira Tecnológica Fucapi
Onde? Campus educacional da Fucapi – Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial.
Quando? 09 e 10 de novembro de 2017
Horário? Das 09 às 21h

Ingrid Sanzi – estagiária de jornalismo da Fucapi

Cristiane Barbosa – edição Agência Fucapi