Sala de Imprensa

Coordenadora de pesquisa da Fucapi é destaque em colóquio no Ifam pelo Dia do Físico

Publicado em: 18/05/2017

izabelA coordenadora de Pesquisa da Faculdade Fucapi, Isabel Souza, vai participar nesta quinta-feira (18/05) do evento especial promovido pela Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) em comemoração ao Dia do Físico. Com o objetivo de empoderar jovens estudantes a investirem em sua carreira acadêmica, a palestra irá apresentar a trajetória da PhD em Física no Amazonas.

“Sendo uma das poucas mulheres na comunidade científica do Amazonas na área, é essencial o incentivo a jovens mulheres a ingressar no ramo, pois isso contribui para a expansão e melhoria do estudo dirigido da Física e enriquece nossa sociedade”, destacou.

A professora, que é doutora em Magnetismo e Supercondutividade pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e tem pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, vai ministrar o colóquio mostrando seus trabalhos e especializações no Amazonas, Rio de Janeiro e Cambridge, ao longo de sua trajetória acadêmica. A programação ocorre das 9h às 18h na sede do Ifam, no bairro Centro.

“Vou mostrar a importância do investimento na graduação e incentivar os alunos a buscarem ir além, pois a academia agrega não só conhecimento científico, mas também de vida”, relatou. Ela disse que com as especializações na área, conseguiu construir sua rede de contatos e se firmar no ramo científico regional e nacional.

O organizador do evento, Márcio Amazonas, disse que espera alcançar um bom número de estudantes estimulando o interesse e o conhecimento científico. “A área de estudo de Souza é muito pertinente aos nossos alunos de hoje. A Física moderna envolve a maioria das áreas de pesquisa e esperamos conseguir um bom retorno quanto a projetos e resultados dos alunos”, concluiu.

Pós-Doutorado no Exterior

Destaque na área científica regional, Souza busca inovar com suas pesquisas e trazer para os acadêmicos da área o incentivo a desenvolverem mais o estudo da Física no Amazonas.

“Quando você se envolve no curso e se dedica em seu foco de pesquisa muitas oportunidades se abrem para sua carreira. As mulheres do nosso ramo são quase escassas e não se vê muita diversidade de exploração científica regional devido a isso”, destacou.

Formada pela Ufam em 2006, Souza fez seu doutorado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro, orientada pela renomada pesquisadora brasileira Elisa Saitovitch que é Pesquisadora nível 1A do CNPq e Pesquisadora Titular aposentada do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas filiado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Atualmente, desenvolve tese trabalhando com caracterização física e química de nanopartículas e nanoestruturas aplicadas à remediação ambiental. Souza também é coordenadora de pesquisa na Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).

Nícolas Daniel Figueirêdo – estagiário de Jornalismo
Cristiane Barbosa  – edição – Agência Fucapi