Sala de Imprensa

‘Imersão design’ integra projetos da Fucapi e Ufam

Publicado em: 17/04/2017

Coordenadores do curso de Design da Ufam e da Fucapi ladeiam o aluno Yago Ferreira (Foto: Neila Pinto)

Coordenadores do curso de Design da Ufam e da Fucapi ladeiam o aluno Yago Ferreira (Foto: Johnnathan Maia)

Alunos e professores do curso de Design da Faculdade Fucapi participaram da 1ª Edição do Imersão Design, ocorrida ao longo do último dia 12/04, no campus educacional da instituição.

O evento, realizado pelo curso de Design da Fucapi em parceria com a coordenação do curso de Design da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), contou com a apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de alunos formandos ou em fase de conclusão de ambas as instituições.

A coordenadora do curso de Design da Fucapi, Marcella Farias explicou que a ideia do ‘Imersão Design’ surgiu a partir da busca por iniciativas que que atraíssem os alunos e trouxessem momentos de integração entre eles e alunos de outras faculdades.

“Sempre foi um desejo antigo entre os professores do curso de procuraram integrar as faculdades de Design. Além de ser uma oportunidade criativa para alunos que ainda estão produzindo seus trabalhos finais, também é uma chance de nós, docentes, verificarmos o que podemos melhorar na orientação e quais as tendências de projetos desenvolvidos”, afirmou.

Os projetos apresentados durante o evento passaram por uma triagem, sendo considerados destaques por cada coordenação. Foram apresentados aplicativos, fotografias aliadas ao design, jogos de tabuleiros, projetos de jogos e objetos, entre outros.

imersão1O evento iniciou com o aplicativo Journey, da designer Aline Lopes, uma tecnologia que auxilia na execução de tarefas contra procrastinação. Jogos de tabuleiro, dos estudantes Alef Santos (Ufam) e Thales da Mota (Fucapi), trouxeram diversão e educação com as culturas indígenas e amazônicas.

Projetos apresentados

Além deles foram mostrados os trabalhos: Manaus Invisível, por Jussara Amorim (Fucapi); Maranduba, por Plicia de Souza (Fucapi); Artefatos Emocionais, por Jade Barbosa (Ufam); Mobiliários Urbanos, por Yago Ferreira (Ufam); Sagas Literárias Fantásticas, por Rafaela Freitas (Fucapi); Tecnologia e Gamificação, por Ellen do Couto (Fucapi); ProjectBook, por Vicente Junior (Fucapi).

O aluno da Ufam Luiz Oliveira apresentou aplicações de conhecimentos do Design aplicados em jogos. Já a egressa do curso de Design da Fucapi, Bárbara Silva,

Alunos com professora Alderlane Farias (Foto: Johnnathan Maia)

Alunos com professora Alderlane Farias (Foto: Johnnathan Maia)

apresentou um aplicativo denominado de Vegam, que é voltado para encontrar comidas vegetarianas na cidade. Valdemar Junior, também da Fucapi, apresentou sua proposta de construção de aplicativo participativo, o RotaBike.

A estudante do 5° período de Design, Ingra Guedes, afirmou que o Imersão Design serviu para tirar suas dúvidas sobre o TCC que irá produzir e para implementar suas ideias já existentes. Ela afirmou que sempre gostou de temáticas amazônicas, e que ver as produções a inspirou. “Tenho vontade de fazer um projeto que fale sobre lendas amazônicas. Ver a exposições de trabalhos ajudou na minha escolha e nos próximos passos de construção do meu TCC”, afirmou.

 

 

Vanessa Rocha – estagiária de Jornalismo
 Cristiane Barbosa – edição – Agência Fucapi