Soluções Inteligentes para a Amazônia

Sala de Imprensa

Bicicleta inovadora gera energia sustentável

Publicado em: 10/11/2017

Um grupo de alunos do curso de Eletrotécnica da Escola Fucapi, com orientação da professora Ana Lúcia Fernandes, criou a Eco Bike Energy, considerada uma bicicleta economicamente correta. A equipe adaptou a bicicleta a um sistema que gera energia elétrica limpa de até 12 volts, podendo abastecer por meio de um pequeno conversor um aparelho celular e um ventilador. Isso é possível por conta da atividade mecânica dos movimentos no aparelho.

IMG-20171110-WA0006

O aluno Venâncio Dantas de Freitas Neto, que faz parte da turma, explicou que o objetivo principal do projeto é mostrar que existe a possibilidade de gerar energia elétrica através dos movimentos físicos. “Se caso, o projeto for implantado no dentro de uma academia, torna-se sustentável, uma vez que além de eliminação de calorias com a atividade física, também economiza na geração de energia elétrica com as pedaladas”, informou ele. O custo da Eco Bike Energy teve o custo final de R$ 200 reais, sendo considerado um aparelho econômico e de alta utilidade para a sociedade.

Programação

O projeto está sendo apresentado durante a programação da 14ª edição da Feira Tecnológica Fucapi. Ao todo, são 1.200 alunos envolvidos e distribuídos nas áreas técnicas de Automação, Mecânica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Refrigeração, Contabilidade e Qualidade.  “O tema, que acompanha a Semana Nacional da Tecnologia, tem nesta edição soluções econômicas para a indústria e sociedade, sempre buscando parceiras e investimentos para o desenvolvimento com as empresas locais”, informou a diretora da Escola Fucapi, Neila Buzaglo.

Serviço

O que é? 14ª Feira Tecnológica Fucapi
Onde? Campus educacional da Fucapi – Av. Danilo Areosa, 381 – Distrito Industrial.
Quando? 09 e 10 de novembro de 2017
Horário? Das 09 às 21h

 

Ingrid Sanzi – Estagiária de Jornalismo

Cristiane Barbosa – Agência Fucapi