Soluções Inteligentes para a Amazônia

Sala de Imprensa

Aplicativo, desenvolvido em Manaus, facilita adestramento de animais

Publicado em: 17/08/2017

cabeçaAdestrar animais de estimação como cães e gatos ficou mais fácil com o avanço tecnológico de dispositivos móveis. Um exemplo disso é o aplicativo Sit que foi criado no âmbito do Programa Brasileiro de Educação para Desenvolvimento em iOS (BEPiD – Brazilian Education Program for IOS Development), realizado na Fucapi.

O aplicativo é de autoria de uma equipe formada pelos alunos e egressos da Faculdade Fucapi, Ádria Cardoso, Edson Júnior, Gerson Rodrigo e Rebecca Ferreira. A ferramenta chega em boa hora, visto que, atualmente, mais da metade da população brasileira possui pelo menos um animal em casa, de acordo com uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP).

O app é dividido nos níveis Filhote, Básico e Avançado e cada um contará com jogos que, conforme sejam resolvidos, darão instruções de adestramento, cuidados com os animais, e tratamento de fobias. Ademais, o usuário poderá escolher em qual nível começar, de acordo com a idade e necessidade do animal. A escolha do nome vem do inglês sit, que significar sentar, e faz uma referência ao ato de adestrar.

Rebecca Ferreira e Ádria Cardoso, respectivamente.

Rebecca Ferreira e Ádria Cardoso, respectivamente. (Foto: Alan Marcos Oliveira)

A designer Rebecca Ferreira explica que, para auxiliá-los na criação, a equipe contou com a ajuda do adestrador e veterinário Fábio Gato, que tem acompanhado todo o processo de elaboração do software. “Ele nos dá muitas dicas, como profissional, para que o aplicativo seja seguro e confiável”, ressaltou.

Segundo a estudante de Sistemas de Informação, Ádria Cardoso, por enquanto, o app será disponibilizado apenas para a plataforma iOS, mas revela que a equipe pretende expandi-lo para a plataforma Android, futuramente. “Cerca de 90% da população brasileira usa o sistema operacional Android em seus smartphones, por isso queremos alcançar este público também”, apontou.

 

Instruções

Os usuários que fizerem o download do Sit contarão com uma série de jogos que os ajudarão a cuidar e educar seus animais de estimação.

O primeiro jogo “organizando o berço” dá uma noção ao usuário de como acomodar cães filhotes em um espaço para descanso e de como estruturar este espaço.

O segundo “dormindo sozinho” identifica maneiras de como uma pessoa pode acostumar o cão a dormir sozinho, colocando objetos que o animal goste ao seu lado para acalmá-lo.

Já o terceiro “necessidades no local correto” aponta formas de recompensar o pet quando ele acertar o local certo para fazer suas necessidades e caso não acerte, o jogo aponta formas de corrigi-lo.

As três atividades estão inseridas no nível Filhote, mas haverá mais jogos nos outros níveis. Além disso, o app contará com compras de novos jogos, caso o usuário necessite.

Pré-visualização do app

A expectativa é que o aplicativo seja lançado no início de setembro. Para acompanhar as novidades do Sit, basta curtir a página no Facebook.

Alan Marcos Oliveira – estagiário de Jornalismo

Cristiane Barbosa, edição – Agência Fucapi