Soluções Inteligentes para a Amazônia

Sala de Imprensa

Colaboradora Indígena celebra conquistas na Fucapi no Dia do Índio

Publicado em: 19/04/2017

Nascida em tribo indígena nos extremos do Amazonas, colaboradora completa quase uma década de serviço na Fucapi e comemora o fim da faculdade

“Nunca pensei em sair da minha tribo. Quando mudei para o município de Amaturá, próximo onde morava, percebi que a vida podia ser mais do que eu olhava e decidi mudar para Manaus”. A declaração é de Sira Andrade Rabelo, recepcionista da Fucapi, que é natural da tribo Omágua Kambeba. A comunidade indígena fica localizada no Alto Solimões, no município de São Paulo de Olivença, a 1.235 km de Manaus.

20170418_144214

Foto: Nícolas Daniel

Sira é um exemplo de índia que veio a Manaus em busca de oportunidades e atua na instituição há oito anos. Ela mudou para a capital aos 15 anos de idade onde iniciou o Ensino Médio. Hoje, ela é formanda do curso superior de Administração de Empresas e atua na recepção de um dos blocos administrativos da Fucapi.

Relato de Vida

A kambeba conta que devido à cultura de sua tribo não dava muita importância aos estudos e que não se preocupava muito com o futuro. “Quando cheguei a Manaus, em 1995, consegui um emprego em uma casa de família onde morei por cinco anos. Com o passar do tempo, percebi que estudar seria o futuro certo para mim”, revelou.

Sira ingressou na Fucapi como auxiliar de serviços gerais em 2009 e após três anos na função foi promovida a Agente de Portaria. Em 2013, quando começou a atuar como recepcionista veio a chance de cursar a faculdade. “Quando terminei o ensino médio e entrei na Fucapi eu vi um mundo de possibilidades se abrindo para mim e soube que poderia ser uma índia bem estudada na sociedade”.

20170417_145811

A Índia Kambeba Sira Rabelo em sua mesa de trabalho na recepção do Bloco L na Fucapi. (Foto: Nícolas Daniel)

Ela relatou ainda que apesar de ter deixado sua tribo, ainda carrega a identidade indígena por onde vai e sempre carrega seus colares de sementes e brincos de pena relembrando sua infância. “Sonho em voltar um dia a minha tribo com o meu diploma e ajudar o meu povo sensibilizando sobre as necessidades do estudo e de formar uma carreira proveitosa para si e os outros”, destacou ela, que já está no 8º período da graduação e está produzindo seu trabalho final focado no ‘Atendimento ao Cliente’.

Sira conta que tem planos para o futuro de ainda cursar biologia, seu sonho de estudo, alcançar a casa própria e crescer mais ainda profissionalmente. “A Fucapi me acolheu de braços abertos e o que eu espero é subir ainda mais de vida na minha profissão, aqui, e em outros lugares que me derem a chance também”, afirmou.

19 de abril – Dia do Índio

Nesta quarta-feira (19/04)  é comemorado em todo o território nacional o Dia do Índio decretado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, pelo decreto-lei 5.540. O intuito da lei é justamente homenagear e conscientizar sobre os valores sociais, históricos e culturais dos indígenas brasileiros.

Nícolas Daniel Figueirêdo – Estagiário de Jornalismo

Cristiane Barbosa – edição