Soluções Inteligentes para a Amazônia

Sala de Imprensa

FUCAPI destaca-se na Sociedade do Conhecimento

Publicado em: 04/03/2009

     Trata-se de uma nova era, que pressupõe a oportunidade de disseminar as informações e utilizá-las para geração de conhecimento que promova o desenvolvimento da sociedade. Para sobreviver em meio a este cenário, as pessoas precisam investir continuamente em sua formação.
     A expressão “Sociedade do Conhecimento”, atribuída a Alvin Toffle (escritor norte-americano, conhecido por seus estudos sobre revolução digital e das comunicações), denota modificações principalmente no campo econômico e na valorização do capital humano. Nesta nova  sociedade, cabe ao homem uma tarefa que é insubstituível: ser criativo, ou seja, ter novas idéias, bem como aplicá-las produtivamente.
     Assim, para contribuir à formação do ser criativo é necessário estar preparado para adquirir novos conhecimentos e, dessa forma, sobressair-se no mercado de trabalho. Logo, é importante estar atento a quem vai contribuir em sua formação, ou seja, buscar uma instituição de ensino de referência e, acima de tudo, comprometida com a região onde está inserida. “A FUCAPI valoriza a formação de pessoas, desde 1983, por exemplo, através dos cursos que oferece ao mercado. Estes cursos apresentam como diferencial, a transmissão do conhecimento e de experiências de docentes que atuam também no campo do desenvolvimento tecnológico na Fundação", afirma Cinthia Mendes ,,líder da área de gestão da informação e do conhecimento da Fucapi e professora do CESF.
     A FUCAPI tem se destacado por investir de forma pioneira na formação de recursos humanos e no desenvolvimento tecnológico e empresarial, com ações para a promoção da gestão do conhecimento. A instituição criou, em Comissão de Gestão de Conhecimento, para fortalecer suas atividades por meio da disseminação e uso de suas informações, com a promoção de eventos, realização de visitas técnicas e o suporte da tecnologia da informação às atividades de gestão.
     Em 2002, os estudos sobre o tema culminaram com a criação do Núcleo de Gestão do Conhecimento e, no ano seguinte, a FUCAPI criou também o Portal do Conhecimento, um importante veículo de comunicação da Fundação com a sociedade. Desde FUCAPI vem promovendo cursos e palestras e representando a região amazônica em eventos, nacionais e internacionais, sobre o tema.
     A partir de instituição, atenta a relevância de gerenciar o conhecimento nas organizações, insere a disciplina de Gestão do Conhecimento nos cursos de Administração do CESF – Instituto de Ensino Superior FUCAPI e, mais tarde, nos cursos de pós-graduação. Em 2007, as ações de inteligência da instituição foram incorporadas à atual área de   Gestão da Informação e do Conhecimento, agora, com foco na gestão de informações e conhecimento orientada para negócios, conclui Cinthia Mendes. Essas e outras atividades reforçam o compromisso da instituição em promover o desenvolvimento sustentável da região. Ainda na área educacional, por meio do Instituto de Ensino Superior FUCAPI (CESF), a instituição oferece à sociedade uma excelente infra-estrutura, com cursos do ensino médio e técnico, graduação, pós-graduação e extensão, além do estímulo à pesquisa. Para mais informações sobre a estrutura da FUCAPI nas áreas de ensino e pesquisa, basta acessar o Portal Educacional (http://portal.fucapi.edu.br).